Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tempos de (Re) Negociação

    Publicado por Luciana Pimentel
    há 4 anos

    ➡️ Enquanto a legislação não define ou impõe formatos de negociação é recomendável que os contratantes procurem pessoalmente as partes contratadas para negociar os pagamentos e/ou pedir abatimentos.

    ➡️ Os salários estão sendo reduzidos e as pessoas, as famílias, estão perdendo a capacidade de pagamento.

    ➡️ A palavra de ordem é flexibilidade que precisa estar acompanhada do bom senso e da razoabilidade que o momento exige.

    ➡️ No caso das escolas, por exemplo, pode-se tentar um desconto. E nos casos das instituições que oferecem aulas online, outras medidas podem ser pensadas, como a reposição de aulas, suspendendo a cobrança no mês de paralisação e cobrando um valor adicional conforme a reposição for implementada.

    ➡️ Um dica, com base na Lei 9870/99, é em relação ao direito do consumidor em ter acesso a uma planilha dos custos que formaram o preço, e assim, possa questionar a manutenção da cobrança por possíveis serviços não prestados, inclusive atividades extras e serviços adicionais que não estejam sendo usufruídos, revisando o contrato.

    ➡️ Há projetos de lei tramitando no Congresso Nacional tentando estabelecer descontos na cobrança de mensalidades no período de suspensão das aulas presenciais e até a fixação de percentuais de redução de mensalidade de até 50%, enquanto adotada a modalidade à distância.

    ⚠️A negociação deve ser feita sempre caso a caso⚠️

    ▶️ É preciso se ter em mente que o momento crítico necessita de adaptações suficientes a harmonizar a composição dos interesses de ambas as partes de um contrato.

    ▶️ Nem mesmo a imprevisibilidade positivada no Código Civil poderia prever a extraordinariedade do atual contexto trazido pela pandemia cujas repercussões não encontram respaldo em qualquer outro contexto vivido pela historia do nosso país, e, por uma questão de solidariedade social é importante ter em mente, todas as partes integrantes de uma relação jurídica, a necessidade de equilibrar as perdas entre a coletividade

    • Sobre o autorDireito Médico e da Saúde
    • Publicações71
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tempos-de-re-negociacao/945051679

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)